Notícias

Notícias

Nova cliente – Kinross

No dia 17 de julho o Grupo Semil iniciou as atividades com sua mais nova cliente, a Kinross, na cidade de Paracatu/MG. A empresa atua nas atividades de pesquisa e desenvolvimento mineral, mineração, beneficiamento e comercialização de ouro, sendo das maiores produtoras de ouro do Brasil, responsável por 22% da produção nacional. O contrato com o Grupo Semil contempla a prestação de serviço de reforma de caçambas de caminhão para a oficina de equipamentos móveis da cliente. O contrato tem vigência de três anos e a expectativa é que seja o início de uma parceria de sucesso para ambas as empresas.

Novo contrato de peneiramento

O Grupo Semil firmou mais um contrato com a empresa Vallourec neste último trimestre. No dia 15 de agosto a empresa iniciou suas operações na cidade de Brumadinho/MG, realizando a prestação de serviços para a operação e manutenção de sistema de peneiramento móvel, incluindo o fornecimento do equipamento durante o período de dois anos. Segundo Robson Ferreira, Gerente Geral de Operações, este novo contrato com a cliente Vallourec é motivo de satisfação para a empresa: “Temos muito orgulho por mais este contrato firmado com a Vallourec, isso prova que o Grupo Semil está atendendo a cliente com a excelência que buscamos diariamente em nossas atividades”, afirma Robson.

Projeto Novo Mundo

No dia 8 de agosto aconteceu uma nova etapa do Projeto Novo Mundo em Pinheiro Machado/RS. O Grupo Semil, em parceria com a Prefeitura Municipal, convidou os alunos do 6º ano da Escola Municipal Avelino de Assis Brasil para realizar o plantio de mudas nativas na Praça Irineu Riett Corrêa, praça que foi adotada pelo Grupo Semil por meio do Projeto. Através da escola, os estudantes tiveram palestras e informações sobre o plantio de árvores e colocaram em prática seus conhecimentos na ação realizada pelo Grupo Semil. “Crianças aprendem desde sempre a cuidar do meio ambiente e a respeitar a natureza, mas é indispensável que essa conscientização seja despertada em todas as gerações. Conscientizar as pessoas da importância que o meio ambiente tem em nossas vidas, é como se tivesse despertando eles para a proteção da vida”, afirma a Diretora da escola, Lisandra Cabral Franz. Com essa iniciativa, o Grupo Semil reforça o seu compromisso de adotar práticas responsáveis com a sociedade e o meio ambiente. Com o objetivo de incentivar a cultura local, o Grupo Semil apoiou a campanha da banda de crianças e jovens de Pinheiro Machado para a aquisição dos novos instrumentos para suas apresentações. Essa ação foi realizada dentro do Projeto Novo Mundo e teve parceria com a Prefeitura de Pinheiro Machado.

Projeto Terra Adorada

O Projeto Terra Adorada foi o 1º colocado no Prêmio Voluntários Vale – categoria votação popular, e ficou em 7º lugar na categoria técnica. No dia 31 de julho a equipe do Grupo Semil recebeu uma homenagem da cliente Vale, parabenizando a empresa pelo trabalho desenvolvido ao longo do Projeto. De acordo com Luiz Xavier, Coordenador de Operações do Grupo Semil no Rio de Janeiro, o Projeto Terra Adorada não se restringiu apenas à preocupação com o meio ambiente, mas também com a qualidade de vida, questão social e fortalecimento da comunidade que atuamos: “Ao desenvolver o Projeto, pensamos em um ciclo que teria início dentro da empresa, mas que deixasse um legado ao extrapolar essas barreiras e ter resultados concretos também na cidade, nas pessoas e no meio ambiente”, analisa Luiz Xavier. O Prêmio Voluntários Vale 2017, iniciativa do Programa Voluntários Vale, tem como objetivo identificar e reconhecer ações transformadoras promovidas pelos comitês de voluntariado Vale do Brasil realizadas em 2016.

Programa PPS Grupo Semil

O Programa de Performance Semil (PPS) é uma iniciativa que tem por objetivo implantar, executar e desenvolver um modelo de gestão que assegure a sustentabilidade da empresa. O fundamento utilizado é a eliminação contínua de problemas com base em fatos, dados e indicadores numéricos específicos, executados através de ferramentas de gestão pautadas pelas boas práticas de segurança, qualidade e produtividade. No PPS, as ferramentas de qualidade total levam à maior produtividade, que por sua vez aumenta a competitividade da empresa, consolidando sua sustentabilidade em um mercado cada vez mais exigente. O Grupo Semil iniciou a implantação do PPS nos seus contratos florestais com a cliente Suzano, no Estado do Maranhão, e com a cliente Fibria, em Minas Gerais, consolidando seus resultados neste primeiro semestre de 2017 com ganhos efetivos de produtividade após o período de implantação. Túlio Raad, responsável pela implantação do sistema PPS no Grupo Semil, sinaliza que o melhor do programa é a busca da excelência pela melhoria contínua, e que as melhores práticas já se encontram dentro de nossas equipes de trabalho. “Com isso e certa de seu caminho, a empresa tem como diretriz o compromisso de permear o PPS por toda a organização e sabe que pode contar com todo engajamento e comprometimento de seus colaboradores para atingir o objetivo”, afirma Túlio.

Certificação EcoVadis

No primeiro semestre deste ano, o Grupo Semil participou da metodologia de análise da EcoVadis, uma plataforma de avaliação que classifica práticas de responsabilidade social das empresas (RSE). A EcoVadis tornou-se uma parceira confiável para organizações em mais de 120 multinacionais líderes ao redor do mundo. Sua metodologia cobre alguns critérios dentro de quatro grandes temas: meio ambiente, relações trabalhistas, ética e cadeia de suprimentos. A análise de demonstrativo de desempenho da EcoVadis sobre os processos e projetos do Grupo Semil, atingiu 46 pontos ao final da avaliação. Essa pontuação é bastante satisfatória, uma vez que a média de pontuação dos fornecedores que participam é 41 pontos. Além disso, a nota significa que a empresa possui estratégia de RSE estruturada e proativa, políticas e ações tangíveis sobre os principais temas, e adota melhorias de desempenho contínuo em RSE, devendo ser considerada como opção para uma relação de longo prazo. Hoje o Grupo Semil é, comprovadamente, uma empresa que permite atender às necessidades de seus clientes e que preocupa cada vez mais com o desempenho social e ambiental dos seus processos e das suas operações.